Sucesso: talento ou atitude?

Muitas vezes pacientes clínicos, alunos em processo de orientação profissional ou até mesmo coachees (aquele que está em processo de coach) me perguntam quais os passos necessários para uma carreira de sucesso. Não só isso, é comum perceber um certo desânimo em muitos jovens (de 18 a 40 anos), pois estes acreditam não possuir talento necessário para cursar “X” curso (geralmente medicina, direito ou engenharia) ou para efetivar uma mudança na carreira.

Fato é que por se acreditarem sem talento, desanimam. E, desanimados, não manifestam os comportamentos mais básicos que resultarão em uma trajetória de sucesso.

Pró-atividade, iniciativa, curiosidade, ousadia, criatividade, interesse em aprender e compartilhar, estudo, capacidade de síntese, foco e concentração, determinação e persistência: qualquer consultor concordaria que essas são características básicas de qualquer profissional que tenha como meta alcançar sucesso (realização profissional, financeira e pessoal).

E todas essas características são forças e habilidades que podem ser treinadas, aperfeiçoadas, aprendidas. E geralmente assim o são.

Já os talentos naturais, que “vêm com a pessoa” (herdado? genético? outra vida? ninguém sabe), não garantem sucesso se não forem aperfeiçoados, administrados e bem conduzidos. Nesse momento entra em cena – novamente – todas as virtudes listadas acima.

O grande “turning point” do jovem empreendedor é compreender que o foco de sua atenção deve estar no aperfeiçoamento das forças pessoais e na definição clara do que ele compreende como importante, de valor. Assim, estabelecem-se para se chegar lá.

Não se preocupe se você tem ou não tem talento para algo. Desenvolva habilidades. Se fores talentoso, ainda mais fácil. Mas é a sua atitude que vai determinar onde você vai chegar, jamais o seu talento.

O talento não seria nada sem a garra, o treino e a disposição de encarar a dor, o medo e o suor.

O talento não seria nada sem a garra, o treino e a disposição de encarar a dor, o medo e o suor.

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Sucesso: talento ou atitude?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s