Dica para se tornar um gênio #5

Ouça o silêncio.

Em pequenas doses diárias..

3  minutos…. 5 minutos….

15  longos minutos…

Fique por meia hora ouvindo… respirando…

Apenas ouça o que ele tem para te dizer.

Anúncios

11 comentários sobre “Dica para se tornar um gênio #5

  1. Fernando disse:

    Olha, acho que é realmente uma boa, viu ? Eu sempre suspeitava dessas coisas de meditação, achava meio esotérico demais, mas ultimamente tenho reconsiderado. Acho que pode realmente surtir um efeito interessante. Ao menos para diminuir o estresse do dia-a-dia.

    • Olá Fernando!
      Não apenas isso.
      Meditar te leva a um estado mais relaxado, que por sua vez, quando feito de forma correta, pode diminuir a intensidade das ondas beta no seu cérebro (onda beta = onda rápida = pensamento a mil e pode levar a vc trabalhar melhor ou até mesmo vc ter uma crise de ansiedade) e aumentar a frequencia de ondas ALFA (associado com estado de relaxamento, maior integração entre hemisférios, maior probabilidde de compreensão e memorizacao, por isso seria o estado ideal para estudos).
      Talvez os “esotéricos” já tinham algumas chaves interessantes para nossa mente que a ciencia vem descobrindo só nas últimas décadas! rsrsrs 😉

      • Olá Andrea!

        Existem várias formas diferentes de se meditar. A mais clássica é você sentar com a coluna ereta, de forma confortável, e esvaziar sua mente, prestando atenção na sua respiração.

        Existem grupos e cursos de meditação que podem ser muito válidos para quem está começando. Que tal procurar um?

  2. Fernando disse:

    Quanto a sua última frase (“Talvez os “esotéricos” já tinham algumas chaves interessantes para nossa mente que a ciencia vem descobrindo só nas últimas décadas!”, acho que a ciência no mundo moderno acabou tomando o lugar de muitas outras coisas no que diz respeito a forma como devemos agir. Por exemplo, em épocas pré-científicas, a religião muitas vezes é que dizia como o ser humano deveria agir ou se comportar. Mas nós nos esquecemos que, apesar de toda nossa tecnologia e ciência modernas, nosso corpo e mente humanas ainda são os mesmos desde tempos imemorias, desde o início das civilizações.

    • Olá Patrícia, tudo bem? Que bom que você gostou do blog.. Estou tentando me organizar para dar mais atenção a ele, e mensagens como essa só me dão mais ânimo! 🙂

      Existem muitos livros bons em TC. Sugiro dois livros, caso você seja iniciante:

      a) Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental: um guia ilustrado (http://migre.me/8JxcA). É um ótimo resumo sobre os aspectos teóricos e práticos da Terapia, em uma linguagem mais moderna, acessível, e para completar o livro acompanha um CD onde você poderá assistir como a maioria das técnicas são conduzidas na prática (são 3 casos exemplificados no livro e filmados).

      b) O clássico dos clássicos: Terapia cognitiva: teoria e prática, da própria Judith Beck (http://migre.me/8Jxg7). É o livro mais essencial de terapia cognitiva, indispensável principalmente quando você está fazendo alguma pós ou supervisão na área.
      Como em julho do ano passado foi lançada uma nova edição desse livro (a que temos é de 1995 ou 97), eu acredito que em breve a Artmed vai lançar o livro atualizado. Sugiro que espere um pouco e vá lendo o primeiro que indiquei.

      Qualquer dúvida, só entrar em contato! Um abraço!

  3. Muito obrigada Nina, me ajudou muito! Para vc ter ideia eu estava agora mesmo no site da Saraiva para comprar o livro da Judith Beck que uma amiga indicou! Mas, seguindo seu conselho, vou esperar o livro atualizado e ir curtindo a primeira opção que por sinal parece ser bem interessante. Eu sou iniciante sim, na verdade me formei em 2008 mas só agora abandonei a área organizacional para me dedicar a clínica e, como sempre gostei da teoria cognitiva, é por ela que vou começar. Obrigada e continue escrevendo, pois achei várias coisas interessantes por aqui. Grande abraço.

    • Oi Patrícia!

      O livro da Judith é EXCELENTE, mas ainda sugiro que a leitura seja acompanhada por um supervisor.

      Acredito que você vá se beneficiar bastante com o outro livro. 😉

      Boa leitura!

  4. Fernando disse:

    Para a Andrea, que perguntou como se medita, complementando a resposta da Nina…nos lugares onde se ensina e pratica o Yoga às vezes eles têm uma turma para meditação, pois a meditação faz parte do Yoga. Já me informei aqui onde moro e em alguns lugares eles têm.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s