Casamento…………………será?

Retirado do excelente mentirinhas.

 

Quando li pela primeira vez a tirinha, fiquei na dúvida se ria ou chorava. Como cognitivista que sou, logo fiquei imaginando todas as crenças por detrás da tirinha: as da vovó, das pessoas que acreditam nisso, e como a pequena e jovem netinha cresceria depois dessa!

Fato é que esse quadro serve como gatilho de algumas reflexões, não tanto sobre casamento, mas sobre a “rosa despedaçada”.

Será mesmo que o casamento (ou qualquer outra instituição social) tem esse poder, de tirar a jovialidade, a vitalidade e a beleza de alguém?

Se o quadro retratasse um jovem perguntando ao seu avô e tivesse recebendo o mesmo tipo de resposta, os leitores teriam a mesma postura frente ao que foi dito? (ok, aqui eu entro numa discussão sobre gêneros, que não é o foco desse post)

De fato é muito comum vermos pessoas que, com o tempo, perdem sua jovialidade, a esperança, a capacidade de se encantar com coisas simples e cantarolar na rua.

As pessoas perdem o sorriso ao se deparar com um lindo ipê amarelo no meio da avenida. Deixam de ligar para aquele grande amigo no dia do aniversário dele, não exercitam mais a capacidade de lidar com pequenas desavenças ou desentendimentos.

Vejo que, se questionadas, um grande número de pessoas responderá que não se lembra da última vez que tomou um banho de chuva, que acariciou um bichinho de estimação, ou que brincou até cansar com uma criança. Que se lambuzou com alguma guloseima ou planejou alguma viagem de última hora. Talvez também não irão se lembrar quando foi a última vez que comprou um presente para alguém, não porque era natal, aniversário ou dia das mães, simplesmente porque viu algo na prateleira que era a cara daquela pessoa especial.

Muitos dirão que nunca deixaram um recadinho surpresa para alguém, que não ligam mais o rádio naquela estação preferida enquanto mofam no trânsito. Que não dançam mais, nem escondidos no próprio quarto.

Percebo que é muito comum as pessoas esquecerem de fazer aquilo que realmente gostam. Parece que esquecem de si mesmos. E, consequentemente, a linda e formosa rosa da juventude perde seu perfume, mostrando apenas espinhos rígidos.

Ah, mas……..

– Meu marido não liga para essas coisas.

– Meu marido não gosta dessas coisas.

– Meu marido não deixa eu fazer essas coisas.

Seriam essas justificativas razoáveis? Seria o casamento o grande mal da felicidade humana? Estariam todos os solteiros exalando beleza e bem estar?

I really don´t think so.

 

Anúncios

3 comentários sobre “Casamento…………………será?

  1. Jiana Gambetta disse:

    Nina, gostei muito dos questionamentos.. E lembrei de um ex namorado que tive. Eu simplesmente não conseguia ser eu. Queria ser e mostrar para ele o que ele queria e esperava de mim. Por isso (e muito mais) ele virou meu ex.
    O fato é que muitas pessoas não conseguem ser elas nos seus relacionamentos. E são essas pessoas que acabam com a boa fama de casar hehehehehe
    Hoje eu sei, que para seguir ao lado de alguém sem perder a beleza e o bem estar dos solteiros, é preciso ser autêntico e verdadeiro, deixar que o parceiro seja também. Respeitar os limites e diferenças. Não é fácil programar uma viagem de última hora com dois filhos pequenos, mas vam’bora, estamos juntos.. É sempre sabendo que o outro está ali, do seu lado, para o que for preciso, que conseguimos seguir.
    Eu acredito no casamento, no “ajuntamento”, no tico-tico no fubá.. acredito na união das pessoas.
    E me sinto bem, feliz, jovem.. ao lado de quem amo.

    Saudades de você.. parabéns pelo blog.. sempre interessante.

    • Jiana querida, desculpe a demora em responder seu – lindo – comentário. Um testemunho de quem está casada, com dois filhos, e feliz, é algo cada vez mais raro – e importante – nesses dias. Obrigada por compartilhar conosco seu crescimento e sua felicidade.
      Um abraço gigante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s