Escolhendo uma profissão: mercado de trabalho

Quando pensamos no mercado de trabalho, temos que ter cuidado com alguns mitos que muitas vezes permeiam nossa decisão e acabam causando algumas frustrações ao longo do caminho.

1. O que é uma tendência de mercado hoje não necessariamente se perpetuará nos próximos anos.

2. Em todas as profissões você encontrará pessoas muito bem sucedidas e outras não tão bem sucedidas assim. Ou seja, não é mais a profissão que garante suce$$o profissional, mas fundamentalmente o perfil do profissional.

3. Saber fazer um bom currículo e se portar adequadamente em uma entrevista ainda são qualidades fundamentais que aumentam e muito a probabilidade de conseguir um bom emprego. Existem muitos livros, revistas e sites que dão dicas de como se portar nessas ocasiões. Busque informações, tire suas dúvidas com alguém mais experiente, mas não fique parado.

4. Existem algumas qualidades fundamentais para você conseguir traçar uma carreira de sucesso, com bons empregos e trabalhos que são a manifestação daquilo que você deseja. Verifique como anda a sua:

  • habilidade de comunicação assertiva
  • iniciativa e proatividade
  • flexibilidade e vontade de aprender coisas novas
  • capacidade empreendedora
  • habilidade de leitura
  • simpatia e empatia
  • criatividade
  • capacidade de lidar com imprevistos e improvisar
Todas essas características podem ser treinadas e valem ouro no mercado. É comum diretores de grandes empresas reclamarem que faltam funcionários com esse perfil, e quando entra alguém com esses traços, uma boa empresa tende a estimular esse colaborador e não perdê-lo para a concorrência.
Embora existem algumas leis e tendências no mercado de trabalho, lembre-se sempre que você pode construir o seu próprio nicho, seu foco, sua empregabilidade. Você receberá aquilo que oferece ao mundo.
Ofereça iniciativa, humildade, competência e coragem, e verá que o universo pode ser muito mais generoso do que imagina a sua vã filosofia.
Anúncios

8 comentários sobre “Escolhendo uma profissão: mercado de trabalho

    • Lembro todo santo dia! Só falta organizar as ideias! Provavelmente terei que fazer alguns posts, afinal, muita coisa foi apresentada! rsrs

  1. David disse:

    Excelente texto!
    .
    Um simples emprego, tão fundamental para nossa sobrevivência, não é tão fácil quanto parece para se conseguir…
    .
    Por isso, devemos estar preparados para atender as exigências do mercado de trabalho.
    .
    .
    Preciso de uma orientação.
    .
    Pesquisei na internet, mas não encontrei a resposta que preciso.
    .
    Eu quero mudar de emprego.
    .
    Sou auxiliar administrativo e quero outro emprego numa empresa maior e com salário maior.
    .
    Trabalho bastante e sou muito ocupado.
    .
    Não tenho tempo para pesquisar vagas de emprego e enviar currículos.
    .
    Eu quero me concentrar apenas nas entrevistas de emprego.
    .
    Acredito que quanto mais entrevistas de emprego eu fizer, maiores são minhas chances de encontrar o emprego que procuro.
    .
    Existe alguém a quem eu possa delegar a missão de pesquisar vagas de emprego, enviar meu currículo e agendar entrevistas ?
    .
    Não posso perder tempo, pois já trabalho atualmente.
    .
    Desde já, agradeço.
    .
    rj.21.85939349@gmail.com

    • Olá David…
      Obrigada pelas palavras de carinho! Vejamos se consigo contribuir nas suas indagações.

      Existe um problema de foco na sua questão. Fazer 5.282 entrevistas de emprego não irá resolver o seu problema, muito menos é garantia de sucesso na empreitada de achar um trabalho mais gratificante.

      É preciso, inicialmente, definir exatamente o que você quer e como você quer. Investir principalmente na sua qualificação e no networking.

      Delegar para alguém a pesquisa de vagas e agendamento? Você delegaria para alguém uma pesquisa no campo das mulheres solteiras e agendamento de possíveis saídas para achar uma futura namorada?

      Você diz que um emprego é importante mas que não tem tempo para procurar esse emprego, pois é muito ocupado. Que quer apenas se concentrar na entrevista.

      Não conhecer com detalhes a própria vaga, como você a encontrou, os objetivos da empresa e ver se isso se encaixa com o que você realmente quer é uma atitude que agirá contra você em uma entrevista, jamais a seu favor.

      Eu diria que quanto mais você definir o que você quer e jogar sua “energia” (foco, tempo, pensamento, atitude, ação), você precisará de pouquíssimas entrevistas.

      Mas, afinal, o que é prioridade na sua vida? O que você REALMENTE quer? Já pensou nisso?

      Um abraço!

  2. Nina, você me inspira toda vez que leio seus posts.
    Te sigo em silencio já faz algum tempo, e cada dia mais interessada em te seguir, sou recém formada em psicologia e gostaria muito de ter um blog também, para compartilhar conhecimentos, reciclar o apreendido … pois as vezes tenho a sensação que está sendo esquecido pois sou fascinada por essa ciência!
    Me dê umas dicas para iniciar um blog!

    Olha, parabens pelo seu belo trabalho, aprendo muito com ele, siga em frente!

    Abração

    • Oi Thereza! Muito obrigada pelas palavras de carinho! Saber que minhas palavras chegam até alguém e até mesmo ajudam sempre me motivam a continuar escrevendo, e de preferencia com mais frequencia, rsrs..

      Olha, fazer um blog não tem muito mistério. Talvez a parte mais difícil seja definir um tema e seu público alvo. SObre o que vc quer escrever? Qual o seu objetivo com essa ferramenta?

      Tendo isso em mente, fica tudo mais fácil. E aí vc precisa “se jogar”, pular de cabeça na piscina! Sempre ouvi que o wordpress (inglês) e o blogspot (português) são as melhores plataformas para se montar um blog. Quando eu comecei, não entendia NADA sobre isso, e fui aprendendo muito por tentativa e erro e, principalmente, jogando várias perguntas no google, que é um excelente professor, rsrs!

      Ouse! Organize seus pensamentos, coloque uma intenção, um sentimento, e logo você verá que seus pensamentos se tornarão realidade manifesta! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s