Como escolher uma profissão: conhecendo a variedade de profissões

Olá!

Hoje vou começar pedindo um pequeno e rápido exercício:

Faça uma lista de todas as profissões universitárias que você conhece.

Não estou brincando. Pegue papel e caneta (ou dedo e ipad) e começe a rabiscar o nome de todas as profissões universitárias que você conhece.

.

 

.

.

.

.

.

.

.

 

 

.

Ainda não pegou papel?? Porquê? Fazer mentalmente não funciona, pois quando você estiver pensando na 8a. profissão, você já esqueceu das três primeiras! 😉

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Béééééééé! Tempo esgotado!

 

E aí, quantas profissões você conseguiu nomear?

Na minha prática com estudantes do Ensino Médio e até mesmo com profissionais já graduados, é difícil encontrar quem consiga listar mais de 25 profissões…. se chegar até esse número!

Se pensarmos que temos mais de 170 cursos universitários reconhecidos pelo MEC, fica claro o tamanho da nossa ignorância frente a esse universo, que vai muito além da Santíssima Trindade (Engenharia, Medicina e Direito).

O que fazer então?

Sempre sugiro encontrar um bom Orientador Profissional que possa te auxiliar nesse processo de descoberta. Mas, caso você não conheça um de sua confiança ou não possa/queira pagar por este serviço, existem inúmeros manuais e guias que trazem informações mais detalhadas sobre esse  universo.

Existem dois grandes portais que eu sugiro visitar: o site da OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo) e o site do Guia do Estudante. São excelentes, e vale uma navegação mais demorada, para você curtir todas as ferramentas e informações que oferecem.

Fique atento não apenas na descrição da profissão, mas – principalmente – das possíveis ocupações desta. A ocupação descreve com o que você realmente pode trabalhar, que áreas específicas aquela profissão permite uma atuação. Enquanto a descrição da profissão é algo mais genérico e abrangente, as ocupações permitem visualizar a prática do profissional formado naquela área.

Desperte sua curiosidade, leia a descrição daquelas profissões que você nunca ouviu falar. Ou daquelas que você acha que conhece. Busque sites de profissionais famosos na área, blogs com textos sobre o assunto, comunidades no facebook ou no falido orkut. Enfim, nesse momento, a chave fundamental é INFORMAÇÃO.

E aí você vai juntando as peças: com as descobertas do processo de autoconhecimento e com uma pesquisa um pouco mais aprofundada no universo múltiplo das profissões, você começa a delinear possíveis carreiras que mais se aproximam com quem você é e o que você quer.

Você começa a colocar nomes em tantas placas e destinos diferentes que a vida lhe oferece:

 

Que tal começar………agora?


Anúncios

3 comentários sobre “Como escolher uma profissão: conhecendo a variedade de profissões

  1. Raquel disse:

    Adorei seus posts Nina!! São muito bons e úteis, te admiro!
    Bom, só pra lembrar que hoje existem centros de Orientação Profissional gratuitos no Brasil todo. Eu mesma participo de um e recomendo! Pra quem quiser saber mais é só abrir esse link (http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/centros-orientacao-profissional/#MT) e selecionar o estado onde mora, as informações estão todas lá, é bem eficiente!

    Obrigada pela ajuda, vou continuar a entrar no site, abraços! (:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s