Dicas para se tornar um gênio: #1

Toda terça-feira de manhã, das 7:00 (uuaaahhh) às 7:45, alunos de variadas faixas etárias (do Ensino Fundamental) se encontram em uma mesma sala para realizar provas. Analisando o comportamento e as perguntas que eles costumam fazer, comecei a escrever na lousa, em silêncio, sem fazer um único comentário, algumas “dicas para se tornar um gênio”, ou seja, dicas de pequenas atitudes que, virando hábitos, podem enriquecer suas habilidades mentais, tornando-o um ser provido de complexidade e diversidade intelectual.

Percebo que todos os alunos leem o que eu escrevo, mas ninguém fala nada. Até o dia em que escrevi “dica número 4” e a maioria me corrigiu na hora: “não professora, é dica número 3”!! Rimos, eu corrigi meu erro e voltamos ao nosso pacto de silêncio.

Ahá! Eles estão atentos. Eles estão lendo. Gravando. Esperando pela dica da próxima semana. \o/ *-*

Como de costume, me empolguei com a ideia e estou fazendo uma lista dessas dicas, e resolvi compartilhar esses pequenos drops no meu blog. Mas claro, sempre depois de ter compartilhado com meus alunos.

Afinal, eles merecem recebê-las em primeira mão! 😉

Mas chega de blábláblá e vamos lá:

Dicas para se tornar um gênio #1: OUSE

Já viu alguma pessoa genial fazer algo que todo mundo faz? Já viu algum gênio se conformar com a condição atual e se satisfazer com qualquer coisa?

Pessoas, ideias, instituições e atitudes geniais são aquelas que fogem do lugar comum, e que tem coragem de se expor. Mesmo com medo, mesmo inseguro, mesmo sem muita certeza das consequências do seu ato.

Mas quando existe uma certeza no seu coração que você precisa dar aquele salto para se sentir vivo, que você precisa abandonar aquelas ideias mornas para mergulhar naquilo que você mais acredita, não fique de mimimi, simplesmente ouse!

Sua alma agradece. 😉

 

Anúncios

Um comentário sobre “Dicas para se tornar um gênio: #1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s