Harmonia da Célula: 3) Saúde

A célula da saúde tem uma característica interessante: de todas, é a que tem o maior marketing, e ao mesmo tempo é a mais ignorada. Tadeeeeeenha!

A quantidade de revistas, reportagens, artigos, programas e qualquer outro recurso midiático que você imaginar sobre Saúde vem crescendo exponencialmente.

É quase um mantra social: “você precisa ter uma alimentação equilibrada e saudável e fazer alguma atividade física.”

Ok, isso é verdade. Mas infelizmente ninguém leva isso muito a sério. A não ser, claro, que você fique doente.

(Eis uma tendência não muito inteligente de nós, humanos: esperamos perder algo para valorizar esse algo. É, somos animais racionais… Cof!)

Enfim,

uma vida saudável não é sinônimo de horas de academia e folhas de alface. Uma vida saudável está relacionada com pequenas escolhas do dia a dia.

Experimente:

a) se você não gosta/não consegue de adaptar às academias, que tal experimentar algo diferente? Pilates, yoga, dança, artes marciais, corrida, hidroginástica, aeróbica, passeios no parque, enfim, busque na sua cidade que outras opções você tem.

b) quando for estacionar o carro, não precisa ser na porta do estabelecimento que você estiver indo. Estacione um pouco mais longe…

c) é no primeiro andar? suba as escadas!

d) Quando for almoçar, tente diminuir a quantidade de carboidrato e gordura. Por exemplo, em um restaurante por quilo: evite pegar arroz e macarrão, mais batata e maionese. Opte por um tipo de carboidrato.. Não encha o prato de batatinha frita. Não resiste? Pegue um pouquinho, só para matar vontade, e evite outro tipo de gordura.

e) aos chocólatras: se você como chocolate TODO DIA, que tal comer um dia sim, outro não?

f) faça uma lista das vantagens que você tem levando uma vida mais saudável

g) SONO é fundamental!!! Quantas horas de sono você realmente precisa? Já reparou que quando você dorme bem seu dia fica melhor? Então, larga a internet, desliga a TV e durma uma hora mais cedo.

h) Faça sexo. Sozinho(a) ou acompanhado(a), mas mantenha uma “rotina” sexual. Nem preciso listar os benefícios, preciso?

i) já pensou em se dar de presente, uma vez ao mês, uma massagem completa? Seu corpo agradece!

j) se você toma muitos remédios, que tal analisar se precisa de tudo isso mesmo? Dosagens de terapia fazem muito bem à saúde, podem diminuir a quantidade de medicamentos ingeridos e melhorar a saúde do seu corpo e da sua mente.

k) Tem cachorro? Passeie mais com eles. Vc mexe seu corpo e ainda se diverte. Fora a felicidade dos cachorrinhossss, nhouummm…

l) Tem filhos? Ande de bicicleta com eles. Vá ao parque. Jogue futebol. Brinquem!

m) dê uma alongada de vez em quando no seu corpo, em casa mesmo. Quando for se espreguiçar, aproveite e estique cada pedaço do seu corpo. Alongue-se!

n) convide uma amiga para colocar as fofocas em dia enquanto vocês caminham. Nem todo encontro precisa ser regado a cerveja e aperitivos calóricos (e deliciosos)

Viu só? Não é tão difícil começar a levar uma vida um pouco mais saudável. Basta tomar vergonha na cara querer!

Você já vem fazendo algo pela sua saúde? Compartilhe com a gente! Deixe alguma ideia/sugestão/testemunho nos comentários.

E preste atenção na saúde e disposição da bailarina desse vídeo (você pude pular direto para o 2º minuto, que é quando fica mais interessante.)

Isso para mim é um exemplo de saúde e disposição.

 

Sem mais!

 

Anúncios

8 comentários sobre “Harmonia da Célula: 3) Saúde

  1. Ana Lucia da Silva disse:

    Já fiz uma lista de vantagens:
    Dançar igual aquela senhorinhaaaaaaa!!!! Eu querooooo!
    Legal os posts das células…a linguagem ficou meio pessoal neste mas as dicas são ótemas, menos a de estacionar longe, meu medico me proibiu de suar….rsrsrsrs vamos esperar as das outras células…

    • Eu gosto de variar a linguagem, ora mais formal, ora mais próxima ao leitor. Não consigo me colocar de forma neutra por muito tempo.
      De certa forma, é uma exposição pessoal. Mas vale a pena. 🙂

  2. Loli disse:

    Eu estou começando a levar uma vida mais saudável e me orgulho disso!!!! Muito bom Ni! A gente precisa se mexer, pq cerveja e batata frita são muito fáceis, porém não nos levam a nada…(tá, de vez em qdo ok) 🙂
    bjos e parábens pelo post!
    loli

  3. ” Faça sexo. Sozinho(a) ou acompanhado(a), mas mantenha uma “rotina” sexual. Nem preciso listar os benefícios, preciso?
    Gostei do sozinho ou acompanhado…rsrsrsrs

    Eu ja sigo algumas dessas suas orientações…Mas, hj por exemplo, comi uns bolinhos de carne no Bar do Luiz maravilhosos e caloricos affff
    Fazer o que?
    Bjs

  4. Luiza disse:

    Oi Nina!
    Lendo esse post, lembrei de uma palestra sua que assisti, na qual vc falava sobre “pensar magro”.
    percebi que é a mais pura verdade.eu sempre queria fazer dietas (nada de passar fome, apenas alimentação mais saudável) mas nunca conseguia!até entender que precisava me preparar para a dieta, preparar minha mente.agora, passei algumas semanas pensando sobre o assunto e adquirindo vontade.quando comecei, não parei mais!já não é mais um sacrifício trocar um bolo de chocolate por uma tigela de açaí.muito pelo contrário!a satisfação que sinto depois faz tudo valer a pena.quando avaliamos o que realmente queremos e como atingir a meta, tudo fica bem mais fácil!

    Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s