Harmonia da Célula: 1) Trabalho e Estudos

No post anterior comecei a descrever um caminho saudável para conquistarmos nossa qualidade de vida: mantermos nossas “células” em harmonia.

Vou começar uma série de posts referentes a cada célula, oferecendo algumas dicas de como podemos cuidá-las, que tipo de alimento elas geralmente gostam e alguns obstáculos que podem ser evitados.

Atendendo a pedidos de uma grande amiga, vou começar descrevendo a célula sobre trabalho e estudos.

Talvez você se pergunte: mas eu já passo a maior parte do meu dia estudando/trabalhando. O que mais devo fazer?

É, de fato essa é uma das células que facilmente recebe alimento. Mas, que tipo de alimento? Você oferece uma refeição saudável ou enche ela com junk food?

Pesquisas indicam que apenas 8% da população brasileira está satisfeita com seu trabalho atual. Ou seja, 92% das pessoas estão insatisfeitas com a vida que levam!! Não é a toa que ouvimos tantas pessoas reclamarem da segunda-feira e abençoarem a sexta (no twitter isso é bem nítido). Quantas pessoas você conhece que ficam felizes em ir para o trabalho? Que gostam do que fazem? Que possuem aquele brilho no olho enquanto estão ocupadas com seus afazeres?

Thompson, Emery e Porras (é o sobrenome do autor, o que eu posso fazer?) relataram os resultados de sua pesquisa com 200 pessoas que atingiram sucesso e realização profissional e assim permaneceram por no mínimo 20 anos em seu livro Sucesso Feito para Durar: histórias de pessoas que fazem a diferença . De leitura fácil e agradável, os autores relatam as entrevistas e a tabulação dos dados referentes a pergunta principal: será que essas pessoas tem algo em comum? Será que existe um “caminho”, uma receita para atingir sucesso profissional e se tornar uma referência?

De Bill Gates a uma jovem africana que exporta vasos de uma tribo local, os autores perceberam que havia algo semelhante em todas as histórias.

Em primeiro lugar, todos eles, sem exceção, possuíam um claro sentido no que faziam. Seu trabalho tinha um significado pessoal, algo que ia além do próprio umbigo deles. Seja achar a cura do câncer, facilitar a vida de empresários, ajudar uma comunidade e se auto sustentar, enfim, pessoas que conquistam sucesso (e o próprio conceito de sucesso é debatido) sentem orgulho do que fazem, e quase uma necessidade. Estão integrados com algo maior.

Mas achar um sentido de vida não é suficiente. Há mais dois eixos fundamentais.

2) Pensamentos

A estrutura cognitiva (expressão chique que significa tudo que se passa na sua mente) dessas pessoas está sempre voltada ao significado pessoal citado no parágrafo anterior. Por exemplo, diante de uma situação de crise, elas geralmente pensam qual é a forma de sair dessa situação, o que podem melhorar e aprender com as circunstâncias. Sempre a favor do sentido que o trabalho tem para eles.

Mas apenas ficar pensando também não é suficiente. Encontramos finalmente o terceiro e último eixo:

3) Comportamentos

Pessoas de sucesso são pró-ativas. São íntegras: suas ações são reflexo genuíno do que pensam, acreditam, sentem. Se eles tropeçam e caem, eles se levantam e continuam em frente.

Estar motivado para trabalhar/estudar depende diretamente do sentido que seu trabalho/estudo tem para você.

Pergunte-se: para quê estou fazendo esse trabalho? Quem se beneficia com ele? Há algo que eu possa fazer para criar um ambiente harmônico? Eu contribuo com meus colegas ou sou uma pedra no sapato dos outros?

Conquistar sorrisos, ajudar de alguma forma outra pessoa, sentir-se útil são alimentos saudáveis para essa célula.

Quando a única motivação é o retorno financeiro, acredite: você se frustrará, em breve. Enxaquecas, problemas estomacais e/ou dores na coluna virarão rotina. E por um motivo simples: embora a gente precise de dinheiro para manter as condições mais básicas da vida, a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade. A gente quer inteiro e não pela metade.

Saia do piloto automático e faça do seu trabalho a manifestação do que há de melhor em você.

Anúncios

Um comentário sobre “Harmonia da Célula: 1) Trabalho e Estudos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s