Pense Magro!

Segunda-feira: dia internacional do regime! Quantas vezes não prometemos para nós mesmos que essa segunda feira vamos iniciar nossa dieta? Adotar uma vida mais saudável, perder aqueles quilinhos que estão incomodando, cortar de vez o chocolate e o junk food?

Muitos conseguem persistir nesse objetivo por alguns dias, até semanas, mas o que geralmente acontece é que desistimos dessa meta e caímos em tentação: no churrasco do amigo, no bolo de chocolate com morango, no fondue de queijo que chama a nossa atenção no inverno!

Porque é tão difícil mudarmos nosso comportamento alimentar? Um dos motivos que quero destacar aqui retoma o modelo cognitivo discutido anteriormente: se não mudarmos nossa forma de pensar, dificilmente mudaremos nossa forma de agir. Lembra? Diante de uma situação, seja ela qual for, inúmeros pensamentos automáticos começam a surgir em nossa mente, modulando nosso humor, nossas emoções e, consequentemente, nosso comportamento.

Trazendo o conceito para a prática alimentar: exageros calóricos e dietas não muito saudáveis geralmente são fundamentadas por pensamentos sabotadores (que sabotam sua meta original de emagrecer). Exemplos cotidianos de pensamentos sabotares:

  • Ah, trabalhei o dia inteiro, mereço comer essa pizza!
  • Hmm… só um pedacinho não vai fazer mal!
  • Não é justo que eu tenha que ficar me torturando e passando fome!
  • Já que eu exagerei no almoço, a dieta foi pro espaço! Então vou comer tudo que posso hoje!! Amanhã eu começo de novo!
  • Nem quero emagrecer mesmo!
  • Ah, dane-se, eu preciso dessa panela de brigadeiro…

Diante de tais pensamentos, as vantagens de manter a disciplina e emagrecer esvaem-se no ar.

Fazer uma dieta não é simplesmente “fechar a boca”. É necessário tempo para planejar sua alimentação. Informação especializada sobre o que/como/quando comer. É fundamental disciplina, e organização de pequeno e médio prazo. É importante treinar habilidades mentais e comportamentais para evitar os pensamentos sabotadores e nortear suas ações de acordo com suas metas.

Judith Beck, uma das psicólogas cognitivas mais reconhecidas internacionalmente, escreveu um livro tendo como base sua experiência de cerca de 14 anos com emagrecimento. Pense Magro é uma espécie de “manual” de atividades que te ensinam a pensar de forma adequada a uma vida mais saudável. Consiste em um programa de seis meses semanas, onde cada dia você treina uma habilidade nova para conseguir manter a sua dieta, não apenas enquanto emagrece, mas uma mudança para toda a vida.

O livro não oferece uma dieta, pelo contrário, sugere que você busque um profissional adequado (nutricionista, nutrólogo) para receitar uma dieta personalizada. Pense Magro é a aplicação dos benefícios da Terapia Cognitiva para o emagrecimento. Você pode comprar o livro e seguir de forma auto-didata as práticas descritas, buscar acompanhamento psicoterapêutico ou até mesmo participar de um grupo.

Na minha experiência como terapeuta e supervisora de estágio (onde coordenei, junto às minhas brilhantes alunas – Ivonete e Vilciane, o grupo “Emagreça suas Ideias”) os resultados são surpreendentes. Antes do término das 6 semanas os pacientes já relatam não apenas mudança no peso, mas, principalmente, na qualidade de vida.

Alguns amigos me perguntam qual livro devem comprar, o verde ou o roxinho. Depende do seu perfil. Se você gosta de ler, é mais questionador e quer entender com mais detalhes os porquês de cada atividade, sugiro o “verde”. O roxinho (“livro de tarefas”) traz as mesmas atividades do verde, mas é mais compacto em suas explicações. Eu indico esse livro para aqueles que não tem muito tempo para ler, são mais práticos e objetivos.

Aos terapeutas: obrigatória a leitura completa do livro verde, pois é fundamental compreenderem a assimilarem a lógica dos exercícios propostos. Aos pacientes: segue a dica do parágrafo anterior. Observação importante: o livro não é indicado para pessoas com transtornos alimentares, como bulimia e/ou anorexia nervosa. Nesses casos é fundamental o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra.

Pense Magro é uma ferramenta eficaz, prática e divertida que fará com que você consiga manter a sua meta, e fazer com que todo dia seja dia de dieta. De vida saudável. De beleza e determinação.

Eu aposto que você consegue! Quer experimentar?

Anúncios

11 comentários sobre “Pense Magro!

  1. R. M. Gonçalves disse:

    Sou adepto da alimentação natural e vegetariano há 5 anos. De fato, mudar não foi só uma questão de escolha e prática, pois precisei me fundamentar, também, em teorias, ou seja, pesquisar e estudar como tirar o melhor proveito desse tipo de dieta sem me prejudicar.

    Hoje eu seleciono melhor o que ingiro, baseado nos nutrientes essenciais…

    O que posso dizer é que, como resultado, só tive a ganhar: boa saúde física, boa saúde mental, boa saúde espiritual.

    Belíssimo post, Nina! Congrat’s! 😉

    • Como foi o processo de transição, R.M.? Imagino que por um tempo você ainda sentia vontade de comer alimentos não adequados à sua nova opção de vida, ou? Como você fez para manter a sua meta firme e forte?

      • Robson disse:

        Digamos que foi um processo fácil e tranquilo, Nina.
        Não senti falta da carne e seus derivados pelo motivo de minha transição ter sido propulsionada “em partes” por princípios pessoais, aos quais a discussão é desnecessária.
        Pesquisei a origem da carne e a forma que é produzida atualmente num mundo com mais de 6 bilhões de habitantes. Com isso, fui ligando uma informação a outra e — como qualquer animal — posso cheirar e selecionar o que comer 😉
        No começo emagreci mais do que precisava, porém, com o tempo, meu organismo recuperou o equilíbrio com base na alimentação escolhida.

  2. Susana Koszka disse:

    Oi Nina,

    Não conhecia este seu trabalho cognitivo com orientações nesta área de emagrecimento. Sou Vigilantes do Peso há anos e sempre caio em tentações e acabo tendo inúmeras recaídas, aliás ainda não atingi totalmente meu peso uma única vez 😦 !
    Estou numa nova fase com apoio psicológico também, mais estas suas orientações TERÃO de dar certo!
    Gostei muito,
    Bjks
    Susana

    • Susana, acredito que agora tem tudo para dar certo! Você já tem o apoio nutricional, ou seja, uma dieta equilibrada, e agora o auxílio psicólogico para efetivar (e manter!) as mudanças de hábito. É um desafio! E talvez por isso, conquistá-lo seja tão satisfatório! Estarei na torcida, e se precisar de alguma dica/orientação, conte comigo!

  3. Micheli disse:

    Olá!!
    Quando a Vilciane e a Ivonete falaram deste trabalho da Judith Beck, me interessei e comprei o livro. O resultado são 10 Kg a menos em cinco meses. Recomendo altamente!!!
    Ótima divulgação Nina!!! Chega de efeito sanfona, ideias magras, corpo em dia!!

    Bjos

  4. Vilciane disse:

    Nina!!!!
    Obrigada pelo “alunas brilhantes”!!! Se somos é porque tem seu dedinho aí!!!
    Então: o que falar desse livro MARAVILHOSO? Quando o vi foi amor a primeira vista! E você ter aceitado nos orientar foi um complemento! Achei o que eu gosto e o que eu pretendo trabalhar. E o melhor: uma coisa que FUNCIONA de verdade! Pois funcionou comigo e hoje não só estou com o peso que eu desejava bem como venho mantendo-o. Assim como as pacientes que participaram do grupo, que vem se mantendo e algumas continuam a emagrecer, sendo que a que mais se compromoteu com o programa atingiu a casa dos 15 kgs perdidos em 9 meses, sendo que o que perdeu em peso recuperou na auto-estima!

    São mais que atitudes magras, são pensamentos magros, desafiados e flexibilizados!!

    Bjuxxx

  5. joi disse:

    Oi, uma pequena correcao no texto… (pelo que pesquisei ate agora. ainda nao conheci a fundo). Um dos negritos fala em 6 meses. Sao 6 semanas, correto?

  6. laura disse:

    Bom dia!
    Faço acompanhamento nutricional e o mais importante da minha dieta é o ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO, minha psicologa mi indicou o livro Pense Magro (o verde) e também nas sessões de terapia trabalhamos as atividades do livro!
    Já consegui eliminar 12 quilos em 10 meses! Estou muito feliz, pois meus pensamentos sabotadores diminuíram, e agora não existe efeito sanfona na minha vida, existe sim UM DIA DE CADA VEZ, caindo e si levantando, mais DESISTIR jamais!

    • Uau!!! Que delícia de feedback!! PARABÉNS pela conquista, porque não é fácil meeeesmo vencer os pensamentos sabotadores, mas é perfeitamente possível! UHU! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s