Prevendo o futuro

O quadrinho acima retrata com perfeição o conceito de profecias auto-realiazáveis. É quando agimos de acordo a confirmar nossas crenças, no caso, disfuncionais. Da forma como a personagem do quadrinho se comporta, ficará difícil reconhecer ou até mesmo possibilitar que as pessoas se aproximem, participem da sua vida.

Outro exemplo típico de profecia auto-realizável é quando não acreditamos que vamos dar conta de determinado trabalho. Tal pensamento geralmente leva a pensamentos de angústia, e como resultado comum aparece a procrastinação. Sem a dedicação devida para a atividade, a probabilidade de não conseguirmos efetuá-la eficazmente aumenta. Mas não por uma incapacidade inerente, e sim pela crença de uma incapacidade inerente.

E se tívessemos outras crenças, o que aconteceria? Se você não tivesse tanto medo, o que estaria fazendo que geralmente não faz?

Anúncios

4 comentários sobre “Prevendo o futuro

  1. Nicky disse:

    Lembrei de uma coisa.
    “Careful what you wish for, you just might get it.”

    E acho que é bem por aí.
    A mente tem um poder incrível, que às vezes a gente desconhece…

    • Um dos principais poderes é influenciar no nosso humor, que por consequencia tem um efeito ampliado ao influenciar nosso comportamento. Nossas atitudes definem nossa imagem social e aumetam ou diminuem probabilidades de sucesso. A base disso tudo? Como nós pensamos!

  2. Olá Querida Colega!
    Perfeito este seu “quadrinho” é um ótimo chamado para desmistificarmos nossas crenças irracionais. E, nos questionarmos o porquê de ficarmos em alguns casos, postergando compreensão.
    Permitindo assim que crenças disfuncionais, instalem-se, cristalizem-se, causando angústiasss.

  3. Ivonete disse:

    Humm! É bem assim que me sinto… angustiada! A minha crença de incapacidade fica ativa na hora que vou fazer o relatório, e , logo percebo que o meu rendimento cai. Então, analiso os meus pensamentos e tento desafiá-los, daí tudo fica mais fácil… hehehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s